LUXAÇÃO DO OMBRO

Voltar para Lesões

 Luxação do Ombro

Luxação é a perda do contato articular, ou seja, é quando o ombro sai do lugar necessitando de ajuda para a recolocação. Pode ainda ser tão instável que o próprio paciente consegue colocá-lo de volta no lugar. O primeiro episódio pode ser decorrente de uma força externa, um trauma de alta energia por exemplo, ou ser decorrente da frouxidão dos ligamentos ou alterações da forma óssea. Nesse último não havendo história de grandes traumas, podendo sair com apenas uma pequena força.

O ombro consegue uma ampla movimentação graças aos mecanismos estabilizadores que são os estáticos e os dinâmicos e a lesão ou alteração da forma dessas estruturas é que causam a repetição da luxação ou da instabilidade.

 

 luxacaodoombro

 

Após a primeira luxação ocorre uma lesão nas estruturas estabilizadoras, mais comum no labrum e no osso da glenóide. Se essa lesão não cicatrizar na posição adequada ocorrerá uma nova luxação, o qual chamamos de luxação recidivante do ombro.

A cada novo episódio de luxação danificamos ainda mais as estruturas do ombro e o paciente corre o risco de lesar os nervos que movimentam e levam sensibilidade ao braço, antebraço e mão.

Assim a luxação do ombro deve ser tratada de forma adequada, pois pode trazer sérios riscos ao paciente. O especialista em ombro é o profissional adequado para tratar e decidir junto ao paciente o método qua será optado para a reabilitação e prevenção de novos episódios.

Artroscopia

A artroscopia é uma nova opção de tratamento quando há a indicação cirúrgica em casos selecionados. consulte o seu médico.